Queridos amigos:
"Feliz 2010 para todos!!!!!!!!"
Primeiro post do ano, e não tenho muito o que falar.
Fim de ano é quase sempre tudo igual. Depois da ressaca do natal e da correria pra trocar os presentes que não serviram, todos parecem ter sempre a mesma idéia. Lotam o shopping e as lojas mais uma vez, atrás da roupa branca pra virada do ano novo. E como estou em Sampa, terra da garoa vou usar aqui como referência, porque como se não bastasse, parece que todo mundo escolhe o mesmo shopping pra fazer suas compras, também escolhem a mesma praia para passar o fim de ano. E onde será essa praia linda e maravilhosa?
PRAIA GRANDE.
Tudo quanto é pessoa que existe no mundo vai parar no litoral sul no fim de cada ano, e 98% delas vão para a praia grande. É incrivel!!!!!
São seis horas de transito para descer num percurso de no maximo 110Km que levaria normalmente 1:30h, e de pedágio 17,80R$ para descer mais 4,80R$ para subir, tirando que a subida é muito tranquila (RS) parece que o numero de pessoas que desceu mutliplicou e vc chega a levar um dia inteiro dentro do carro pra chegar em casa.
Eu sou muito hipócrita pq eu também fui pra la, mas mesmo assim quero deixar minha admiração pelo lugar registrada e eternizada nessas humildes palavras.
Quem vai pro litoral sul de SP ( entendesse litoral sul, praia grande ok ), faz um curso de boas maneiras e civilidade para poder passar os prazerosos e confortaveis dias na praia. Você começa a perceber isso na estrada. Por mais que você não tenha radio no carro, vai ouvir musica. A do carro do visinho que por sorte sua esta tocando o que? Funk. Olha só que maravilha. É cada coisa educativa que você aprende com essas musicas. Você também pode dar sorte e pegar um carro com DVD ao lado. Eu tive a sorte de ter ao meu lado um cara sozinho sem camisa, peitão peludo, tomando uma latinha de skol, e assistindo nada mais que... a banda Calypso. O loco meu. E ainda o cara contribuindo com a limpeza da estrada, jogou a latinha no acostamento.
Com certeza ele fez isso porque sabe que algum catador de latas para o reciclavel vai passar por ali e vai recolher pra ele. Bom exemplo. Ah, ja ia me esquecendo dos caras que descem buzinando no tunel. Poxa vida, um tunel de quase 20 km, abafado e com uma placa com os dizeres: "Não buzine dentro do tunel". Mas é pura sacanagem do sistema de rodovias. Você buzinando dentro do tunel esta contribuindo para o motorista da frente não cochilar. Isso sim é um exemplo de civilidade.
Tirando tudo isso a viagem é tranquila. De repente você avista a placa: Bem Vindos a Praia Grande. Pelo histórico do lugar deveria estar escrito: "Obrigado por continuar vindo".
Eu fui na realidade para itanhanhém, mas eu continuo chamando de praia grande porque se você pisar na areia e olhar sentido sul, vai ver que não tem fim aquela faixa de areia que divide o continente da maior privada humana ja criada por Deus. Isso se vc enxergar algo a sul. Não pelo calor, nem pela neblina. Porque a certa distancia vc não enxerga mais nada pela fumaça dos carros que vão pro lugar.
Mas enfim, estamos na praia.
Eh maravilha. Sol, agua e sombra. Cadê a sombra?
ÔH lugar quente que parece não ter um ponto que faça uma sombra. Nem arvore tem, pq os invasores arrancam tudo pra construir cada vez mais. Aguá só se for a dor mar, salgada, marron e fedendo a coco. Geralmente nessa época, agua é ouro. Mas as pessoas concientes cuidam bem disso quando tem. Deixam as duxas abertas enquanto pegam a toalha, e o próximo da fila ja aproveita e lava todas as cuecas com freadas de tudo o que comeu nos dias anteriores. E por ai vai. Todo mundo com o buxo cheio de cevada, comendo coisas levez tipo churrasco, um pernil de natal, feijoada ( e tem quem coma feijoada na praia nesse calor ) e volta pra areia pra dar trabalho para os Salva Vidas. E na areia por todo lado você exemplos de bom comportamento humano. É cachorro na areia, é lixo que deixa na praia, é a pelada perto das pessoas que estão descançando em suas caderinhas de praia, é gente se afogando porque não respeita as placas de sinalização, surfista que não se contenta com o mar todo pra ele, ainda tem que ir bem próximo dos banhistas. É um show de comapanheirismo e amor ao próximo. Incrivel.
Ai chega o dia esperado, a virada do ano. Como se não bastasse o cidadão querer que o mar leve embora tudo de ruim que ficou pra trás, todas as cagadas cometidas no ano, o infeliz espera dar meia noite, aquela melação abraçando todo mundo, chora vendo a queima de fogos, ai vamos pro mar!!!!!!
Tem que pular 3 ondinhas, agradecer iemanja que só é lembrada nesse dia, e ai despejar no mar todos os dejetos que acham que vão fazer sua vida melhorar ou ficar rico de uma hora pra outra. Oferendas, Sementes de tudo enrolado num pedaço de papel aluminio, rosas, garrafas vazia e barquinhos com velas acezas. Poxa, ja que vão mandar lixo pro mar, manda uma mesinha flutuante com frutas e uns pedaços de panetone, uns pedacinhos desfiado de pernil, de chester sem osso. Assim os seres do mar talvez não amanheçam mortos pelos lixos que comeram, mas de indigestão da ceia de ano novo. Quem foi o infeliz que disse que o mar é lugar pra jogar tudo o que der na cabeça? No outro dia, o mesmo camarada se conseguir levantar vai encontrar tudo o que ele mesmo deixou no dia anterior.
Fim de ano é basicamente isso, todo mundo querendo o melhor para si e desejando o mesmo para o próximo, mas sempre fazendo o caminho iinverso.
Graças a todas essas demonstrações de civilidade, cometidas ao redor do mundo, hoje, enfrentamos tragédias nos dias onde era só para ser comemorado. Todo ano, o planeta vem dando novos avisos de que esta revoltado, machucado e que cada vez mais coisas novas e tristes vão acontecer para tirar o brilho do que muita gente espera ser uma nova faze pro recomeço. Nós mesmos estamos acabando com nossas casas, nossas familias. A natureza esta revoltada, e isso é culpa do homem. Com a força da natureza não se brinca.
Infelizmente 2010 começou triste.
Quero deixar meus lamentos e pesâmes a todas as familias afetadas pela destruição em seus lares em suas familias. Que Deus de forças para que possam recomeçar, mesmo sentindo falta dos que foram, do que se perdeu.
As pessoas que não participaram, se concientizem e deêm as mãos pro que é importante. Rever atos e principios. Pois se existe um fim, é nós mesmos que traçamos o caminho de como ele vai ser. O homem é responsavel por tudo o que acontece no planeta, pois nós é que vivemos aqui e devemos fazer de tudo em pró de sua perfeita existencia. Não é só evolução e sim concientização.
Obs: Nada contra a praia grande, foi uma forma descontraida e critica de falar sobre um lugar onde começou errada e seus frequentadores parecem fazer questão de manter a fama de um lugar ruim.
Um feliz 2010 a todos.
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário