
Ebaaaaaaaaaaaa, ja é carnaval
"- ta chegando, vamo la, vai minha bateria"
"-é carnaval, o carnaval é a alegria do povão..."
Eita, ja começou ha algum tempo as dezenas de sambas enredos das escolas do rio e de são paulo a passar na televisão. O engraçado que eu acho que por mais que sejam diferentes as escolas que aparecem, o samba enredo é sempre o mesmo. Interessante a capacidade que esse povo tem de fazer todas as musicas muito parecidas, mas muito parecidas mesmo. Isso é muito, mas muito interessante.
O nosso carnaval é conhecido mundialmente pela festa que promove todos os anos. E pelo fato de apesar do ano ter começado no dia 1 de janeiro, as empresas e o mercado de trabalho em geral só começa a funcionar depois do carnaval. Com excessão da Bahia, pois la é carnaval o ano todo. E o baiano passa metade do ano atras do trio elétrico e a outra metade balançando na rede. Por isso todos os anos o destino preferido de muitos turistas do mundo é o Brasil.
É muita sorte nossa, ja que passamos um ano todo esperando e preparando essa festa maravilhosa. É muita alegria, e tudo liberado. Eu um dia vou procurar no dicionario a definição de carnaval. Talvez esteja claro que carnaval é a data do ano que toda festa é benvinda e tudo esta liberado, tudo mesmo.
Eu ja pulei muito o carnaval, e como todo mundo fiz muita coisa que é considerada errada em outras épocas. Mas tudo tem limite e o meu acabou cedo, graças a forças inexplicaveis que dominam nossas cabeças. Eu ja vi de tudo, santinha virando capeta, quem nunca usa droga experimentando de tudo, sexo ao ar livre, e muita, mas muita farra. Beijar na boca é liberado, e quem beijar mais bocas diferentes no fim do carnaval ou ganha muitas infecções bucais ou variedades de sapinhos. Fora o que tem de morte por overdose, briga e acidentes por consumo abusivo de cachaça e pó.
Eu acho muito interessante no carnaval, os desfiles passando na TV. A programação fica toda voltada pros desfiles, com flashs ao vivo e mostrando em detalhes tudo o que vc não vê da arquibancada. Como por exemplo o camarote VIP. Aquela area reservada pra alguém com muita grana, que provavelmente não pagou pra entrar, é coberto e a maioria tem ar condicionado, comida e principalmente bebidas a vontade. Totalmente o contrario das arquibancadas. Se chover vai molhar, se quiser beber algo vai passar por uma multidão até encontrar um lugar que venda a bebida ou comida, e ainda corre o risco de não voltar pro mesmo lugar. Então tem pessoas que levam ja de casa o kit basico do carnaval (farofa, cerveja, agua, frango desfiado, o lanchinho das crianças, a caipirinha e algumas outras coisas mais). Ai como desculpa de não terem nascido virados pra lua dizem que nada paga a emoção de estar ali, na muvuca, vendo sua escola preferida passar. Eu diria que "nada" não existe, e o que paga essa alegria é valor do ingresso, altissimo e suado que muita gente que vai assistir não gasta em outras coisas talvez tão necessarias durante o resto do ano. Mas quem sou eu. Cada um enfia seu dinheiro no rabo de quem quiser.
Ai na tv vc fica besta com todo aquele fervo de pessoas amontoadas e carros gigantes no pouco mais de uma hora que fica na avenida. O samba enredo devia ter um quesito numero de vezes tocado no percurso que a escola faz. Até quem não sabe o enredo de certas escolas aprendem, de tanto que é repitido. Até gringo que não fala nada de português sai cantando todos os enredos sem erros de fonética. É incrivel.
O mais legal são os comentaristas. Eles devem ficar nostalgiados de passar uma noite toda, falando das fantasias, carros e samaba enredo. Eu acho é que ficam putos de terem sido escolhidos. Enquanto uns estão em buzios e outros paraisos do Brasil, outros tem que ficar falando de um monte de gente pulando. Na verdade todos os canais tem 3 comentaristas. 2 são ancoras de jornalisticos azarados e 1 é alguma pessoa do meio sambistico que tenta fazer comentarios pertinentes mas pouco são ouvidos e aproveitados no decorrer do furduncio. Fora toda a equipe de area que fica espalhada pelos sambódromos entrevistando e filmando do melhor angulo, bundas e poses.
Carnaval pra mim é mais o menos isso:
-bateria: orquesta de pobre;
-alegorias: carros alegóricos e bonecos e etc, sucata amontoada que precisa de uma mutidão pra empurrar enquanto outra multidão fica em cima pulando;
-fantasia: amontoado de arame e pena que tentam passar a mensagem de alguma coisa, mas só parece arame e pena amontoado. Custam caro pra cacete e tem boleto de prestações para ser pago e ainda é entregue atrasado;
-samba enredo: musica que puxa a escola, todas tem lellelelelelel, ooooooooooo, vamos la minha bateria, sacudindo, balançando, mexendo ou outra coisa que queira dizer movimentando a torcida, e todas as musicas são iguais, só mudam a ordem das palavras e a voz de quem canta;
-evolução: não evolui em nada, fica sempre na mesma coisa, quem samba só samba, quem canta só canta, quem bate só bate e por ai vai;
-passista: provavelmente alguma gostosa sem roupa ou quase sem nada.
-mestre sala e porta bandeira: pessoas girantes;
- ala das baianas: um monte de velhas girantes, vestidas pro candomblé;
-puxadores: os caras que levam a droga;
-sambódromo: pista cheio de brasa queimando onde ninguém consegue ficar parado, todo mundo atravessa pulando;
etc.
O que muda no carnaval é o lugar onde ele é praticado.
Em SP e no RJ é uma disputa pra ver quem é o estados mais fodão, mas é basicamente a mesma coisa. Na bahia carnaval é abada, trio elétrico, acarajé e baiano pra todo lado. EM pernambuco além do frevo nas ladeiras de Olinda e nos bailes de Recife, tem uma cidade que se chama BEZERROS, onde as pessoas se vestem de qualquer coisa que sobra, resto de pano, lata de lixo, caixa de sapato e se autodeonminam PAPANGUS e saem assustando as outras pessoas normais dançando só frevo. Tem outros lugares também que tem seus modos de curtir o carnaval com muita bebida e putaria no ar. Tem também lugar que faz carnaval fora de época. Se engana quem pensa logo que é a Bahia, ja que la é carnaval o ano todo no pelourinho. No Amazonas ele mudaram a data, mas não deixa de ser um festejo carnavalesco. Só muda algumas coisa, ao invés de Sambódromo é Bumbodromo, e se chama festa do boi bumba de parintis. Dois bois, o caprichoso e o garantido disputam quem fica com o titulo do carnaval. E ainda não deixando de lado, a tradicional parada gay de SP que tem como principal anfitriã todos os anos Marta Suplicy, até nisso o PT sai na frente dos outros partidos.
Minha principal lembrança dos carnavais é o final. Na quarta feira, onde não sei até hj porque, o comércio abre após o meio dia, as emprezas e bancos também. E a voz daquele cara que narra as notas das escolas:
- Quesito "samba enredo", nota DEZZZZZZZZZZZZZZZZZ.
E dependendo do resultado da escola que ganha, muita gente não vai trabalhar na quarta tarde pela ressaca ou como desculpa que sua escola ganhou e foi pro barracão comemorar.
A alegria do pobre é assim, ficar uma semana em casa longe do trabalho, pegar congestionamento, pular e beber até desmaiar, torrar tudo em churrasco, bebida, drogas, camisinhas ( quando usam ), fantasias e depois de tudo isso, trabalhar o ano todo novamente guardando o suado dinheiro da labuta, pois carnaval tem todo ano (infelismente) e o ano só começa de verdade depois que o carnaval acaba.
Bom crianças, depois dessa aula sobre o carnaval vou para o Tibeth rezar por todas as almas que vão estar perdidas nestes dias de alegria.
Abraços carnavalisticos.
que aula gato.. rsrsr estudou muiiitooo rsrs
ResponderExcluirNossa Zé... concordo com tudo do que diz, mas acho que esta meio revoltado com o carnaval....rsrsrsrs.
ResponderExcluirUma beijoca.
Fran
revolta não, só uma critica
ResponderExcluir